A onda de calor que atinge o Brasil entre os dias 12 e 21 de fevereiro pode elevar a sensação térmica a níveis extremos. De acordo com projeções baseadas na tabela de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP), algumas cidades podem registrar até 70°C de sensação térmica devido à combinação de temperaturas elevadas e alta umidade do ar.
Esse fenômeno ocorre porque, além da temperatura real, a umidade influencia diretamente a forma como o corpo humano percebe o calor. Quanto maior a umidade, maior será a sensação térmica, dificultando a dissipação do calor pelo suor.
🔹 Porto Alegre (RS): A máxima prevista para esta terça-feira (11) é de 39°C, com umidade chegando a 95%. A sensação térmica pode atingir 70°C.
🔹 São Paulo (SP): Na quarta (12) e quinta-feira (13), os termômetros devem marcar até 35°C. Com a umidade chegando a 85%, a sensação térmica pode ultrapassar os 50°C.
🔹 Rio de Janeiro (RJ): Com máxima de 39°C na quarta-feira (12) e umidade podendo chegar a 88%, a sensação térmica pode alcançar impressionantes 66°C.