Cidades do Noroeste Fluminense e outras regiões do estado do Rio de Janeiro estão em alerta para possíveis pancadas de chuva moderadas a fortes e ventos intensos entre a tarde e a noite desta segunda-feira (04/11). O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicando risco de chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm/dia, e ventos que variam de 40 a 60 km/h.
A combinação de fatores meteorológicos, como a circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera e a presença de uma área de baixa pressão no Paraguai, está trazendo mais umidade para a região, favorecendo a formação dessas condições adversas.
Os municípios abrangidos pelo alerta incluem Itaperuna, Aperibé, Bom Jardim, Cambuci, Cardoso Moreira, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Italva, Macaé, Macuco, Miracema, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes.
Embora o risco de danos seja considerado baixo, há possibilidade de quedas de galhos de árvores, alagamentos pontuais e descargas elétricas. O Inmet orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante ventos fortes e, sempre que possível, desligue aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as tempestades.
Para emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199, e o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.