Brasil pode ser considerado livre da gripe aviária em 28 dias!
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou que, se não houver nenhum novo caso da gripe aviária no país durante os próximos 28 dias — que corresponde ao ciclo do vírus H5N1 —, o Brasil poderá ser oficialmente declarado livre do vírus. Isso é fundamental para que o país retome as exportações de frango para mercados que suspenderam as compras, como China, União Europeia, Argentina e outros.
Apesar do primeiro caso ter sido registrado em uma granja comercial em Montenegro (RS), o Ministério da Agricultura reforça que não há risco para o consumo da carne ou dos ovos brasileiros. A suspensão das importações foi uma medida preventiva dos países para proteger suas próprias produções.
Além do caso confirmado em Montenegro, o Brasil investiga outros seis casos suspeitos, entre granjas comerciais em Santa Catarina e Tocantins, e produções familiares em estados como Rio Grande do Sul, Sergipe, Ceará e Mato Grosso. O governo está realizando bloqueios e rastreamento rigoroso para garantir que a doença não se espalhe.
Após o prazo de 28 dias sem novos casos, a expectativa é que a restrição dos países compradores diminua, primeiro limitando-se à área do Rio Grande do Sul onde o vírus foi detectado, e depois gradativamente voltando à normalidade nas exportações.
Fique tranquilo: a carne e os ovos brasileiros continuam seguros para o consumo. O governo segue monitorando e tomando todas as medidas para proteger a saúde pública e a economia do setor avícola.